Max Weber

 

WEBER, Max (1864-1920). 'A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo', é a obra mais controvertida e excitante de Max Weber, publicado entre os anos de 1904-05. Nesta obra ele afirma que a rigorosa doutrina Calvinista cria um compromisso inexorável a crença no dever de chamar as pessoas para uma vacância de prazeres. O resultado foi, nas Nações Protestantes, o rápido acúmulo de capital tornando possível adotar a vida econômica moderna.

Weber nasceu em Erfurt, Alemanha no dia 21 de Abril de 1864, filho de um pai autoritário e uma mãe Calvinista. Foi educado nas universidades de Heidelberg, Berlim e Gottingen e serviu por um curto período no exército. No ano de 1895 ele torna-se professor de economia política em Freiburg, e no ano seguinte muda-se para Heidelberg para exercer a mesma função. Ele defendia a expansionismo marítima alemão acreditando que isso elevasse a consciência política do povo alemão.

Após um colapso nervoso em 1898, Weber ficou internado até 1903, sendo esse o período aonde ele fez suas pesquisas mais significativas. Durante esse período ele foi influenciado pelas ciências sociais e tentou valorizar a sociologia como disciplina que defende a metodologia do valor livre. Ele criticou a política alemã durante a Primeira Grande Guerra, e terminado a guerra ajudou a fundar a república de Weimar e fundou o partido democrático alemão Ele morreu em Munique no dia 14 de junho de 1920.

 

Copyright© 1999-1999 [Grupo HEAD®] Todos os direitos reservados.