Friedrich von Wieser

Friedrich von Wieser(1851-1926). Nasceu em Viena, apos estudos preliminares em sociologia, ele se tornou membro da  Austrian School, junto com Eugen von Bohm- Bawerk, seu colega, amigo de infância e cunhado.

Wieser e Bohm-Bawerk, cuidaram da nova geração de Austríacos (incluiem-se nesta lista L.von Mises, F.A. Hayek e J.A. Schumpeter) no período entre 1890 a 1900. Wiser sustentou seus cargos nas universidades de Viena e Praga ate que em 1903 ele chamado para substituir Menger na Universidade de Viena. Embora famoso pelo seu comportamento generoso, ele entra na política em 1917.

A principal contribuição de Wieser era a teoria de " imputação " do  custo de produção relacionada ao custo oportunidade, um fato que estava sendo ignorado pelos Neoclássicos que somente abordava o custo real.   

No desenvolvimeto da "Wieser's Law" (como esta doutrina foi chamado depois), ele mudou o rumo dos estudos econômicos no sentido de pesquisar a escassez e a distribuição de recursos - uma quantidade fixa de recursos e desejos ilimitados - tudo baseado no princípio de utilidade marginal. Menger tinha montado isto inicialmente, mas nunca realmente estendeu isto corretamente para produção e distribuição. A teoria de imputação de Wieser permitiu aplicar aquele único princípio em todos lugares.

A teoria de Wieser de "custo alternativo" e a teoria de "custo real" de Marshall entrou em confrontação Wicksteed e Edgeworth duelaram sobre o assunto, mais tarde Robbins e Knight -mas hoje em dia pode se dizer que eles estão reconciliados (em muitos aspectos, não em todos).

Wieser é renomado por dois trabalhos principais, Natural Value(1889), o qual detalha cuidadosamente a doutrina de custo alternativa e a teoria de imputação, e a Social Economics (1914) que é uma tentativa ambiciosa para aplicar isto para o mundo real.

Copyright© 1999-1999 [Grupo HEAD®] Todos os direitos reservados.