Thorstein Veblen

 

VEBLEN, Thorstein (1857-1929), o economista americano e crítico social Thorstein Veblen, em seu popular livro 'A Teoria da Classe Ociosa', usou a teoria da evolução de Darwin para analizar o sistema industrial moderno. Ele dizia que a indústria exige diligência, eficiência, e cooperação entre homens de negócios. O que ele via, ao invés disso, eram companhias funcionando com predadores egoístas interessados em fazer dinheiro e gastando o seu dinheiro com o que ele chamou de 'consumo conspício'.

Veblen era filho de imigrantes noruegueses, e nasceu em Manitowoc County, Wisconsin, em 30 de Julho de 1857. Ele se formou no Carleton College em 1880 e se graduou em John Hopkins e mais tarde em Yale antes de conseguir seu doutorado em 1884. Sem consiguir emprego de professor, ele voltou para casa, onde ele trabalhou como fazendeiro e ficou lendo por sete anos. Ele foi finalmente aceito como professor pela Universidade de Chicago, onde ele ensinou Economia Política até 1906.

De Chicago, Veblen foi para Stanford, e depois para o Missouri. Ele trabalhou na 'Food Administration' em Washington D.C., durante a Primeira Guerra. Depois da guerra ele contribuiu para a revista Dial e como conferencista na New School for Social Research em Nova Iorque. Veblen desistiu de lecionar em 1926 e retornou para a Califórnia. Ele morreu em sua cabana perto de Menlo Park em 3 de Agosto de 1929.