Make your own free website on Tripod.com

 Jacques Turgot

 

TURGOT, Jacques (1727-81). Quando o Rei Luís XVI nomeou o economista Jacques Turgot como ministro das finanças, Turgot provou ser um ótimo estadista. Mas as classes mais privilegiadas não simpatizaram muito com suas idéias. Depois de apenas dois anos no trabalho, Turgo foi despedido.

Anne-Robert-Jacques Turgot nasceu em Paris em 10 de Maio de 1727. Sua educação na Sorbonne foi focada no serviço religioso, mas em 1751 ele se decidiu por uma carreira diferente. Ele ajudou seus amigos filósofos da esola fisiocrática, considerada a primeira escola econômica. Em 1761 Luís XV o nomeou administrador da região de Limoges, e Lués XVI o designou como controlador geral de toda a França em 1774.

Tímido e sério, Turgot não tinha o jeito persuasivo daqueles que serviam o rei.Ele estava ansioso para ajudar a França a superar suas dificuldades financeiras e fazer mudanças sociais para ajudar aos pobres, que eram penalizados com a maior parte dos impostos. Ele fez pequenas reformas à princípio, mas em 1776 ele introduziu o seus Seis Éditos. Um deles abolia a taxa que os camponeses tinham que pagar por trabalhar. Com raiva, as classes privilegiadas planejaram a sua queda, usando cartas forjadas e a influência da rainha Maria Antonieta. Turgot foi dispensado em12 de Maio de 1776, e morreu em Paris dia 18 de Março de 1781.Mas através de seus escritos, principalmente 'Reflections on the Formation and Distribution of Wealth' (1766) suas idéias sobreviveram a proveram as bases das teorias econômicas posteriores.

 

Copyright© 1999-1999 [Grupo HEAD®] Todos os direitos reservados.