Henri de Saint - Simon

 

SAINT-SIMON, Henri de (1760-1825). Socialista reformista francês, Henri de Saint-Simon tornou -se famoso graças aos seus seguidores. Ele foi um dos fundadores do socialismo moderno, e após a sua morte, seus seguidores difundiram as suas idéias através da Europa e América do Norte.

Claude-Henri de Rourroy, conde de Saint-Simon, nasceu em Paris no dia 17 de Outubro de 1760. Após sua inclusão precoce e irregular na escola ele vai para o exército e participou da Revolução Americana como capitão da artilharia em Yorktown. Durante a Revolução francesa ele ganhou muito dinheiro com especulação de terras, mas gastou toda essa fortuna em poucos anos. A partir de então ele começa a estudar ciências. Em um dos seus primeiros livros, "Letters of a Citizen of Geneva to His Contemporaries", publicado em 1803, ele propõe que os cientistas tomem o lugar dos padres para conduzir a era Moderna. A violência da guerras napoleonica leva-o a se abrigar no cristianismo, e de uma base cristã construir as bases para um sociedade socialista. Previu a industrialização da Europa e sugere uma união entre as Nações para acabar com as guerras.

A obra principal de Saint-Simon e "New Christianity" (1825). Nele declara que a religião tendia a melhorar a condição de vida dos mais necessitados. Ele morreu no ano da publicação desse livro, no dia 19 de Maio. Em três anos os seguidores de suas idéias tinham desenvolvido, o que podemos chamar, um culto quase religioso beseia na interpretação das idéias de Saint-Simon. Os princípios socialistas dele foram discutidos em reuniões por toda a França.

 

Copyright© 1999-1999 [Grupo HEAD®] Todos os direitos reservados.