John F. Nash

John Nash (1928-...) Aos seus 21 anos Nash escreveu 27 páginas que seriam o esboço do que ficaria conhecido como "Equilíbrio de Nash", sendo esse documento de grande impacto para a teoria dos jogos sobre tudo das estratégeias de mercados não cooperativo. No ponto de vista formal a sua teoria, teve em primeira instância aplicabilidade no teorema do ponto fixo de Kakutani e posteriormente foi adotado por todos os Neo-Walrasianos. 

Quando jovem, Nash, sem muito esforço, se formou na escola de Princeton em 1948, aonde recebeu de seu professor e concelheiro R.J. Duffin uma carta de recomendação com um única frase "Esse garoto é um gênio". E foi também em Princeton que Nash conheceu a teoria dos jogos que fora recentemente lançado por John von Neumann e Oskar Morgenstern, aonde eles só tinham conseguido resolver os jogos não-cooperativos no caso de " rivalidades pura" (lucro zero). Mas o jovem Nash mudou esse conceito transformando rivalidade em lucro mútuo. 

A ferramenta que ele utilizou esta no fato de ter utilizado funções de melhor resposta e um teorema recente de Kakutani. O resultado, "O Equilíbrio de Nash", seria publicado em 1950, nos moldes da Academia Nacional de Ciências, foi continuado e introduziu o conceito de solução para os diversos casos.

Em 1951 ele estava elaborando um novo sistema para a teoria dos jogos,   "Nash Programme", este programa consistia em transformar o sistema dos jogos  cooperativo em uma armação não cooperativa.

Não menos importante que sua contribuição na teoria dos jogos foi a sua contribuição para a matemática. Quando estudante universitário ele inadvertidamente provou a teoria do ponto fixo de Brouwer, mais tarde, Nash desvendaria o teorema de Riemann, que era um dos maiores enigmas da matemática. Depois disso ele não parou de contribui para a matemática.

Em 1958, já em decadência, Nash sofre um ataque de esquizofrenia. Fazendo com que ele ficasse incapacitado durante as próximas duas décadas. Ele vagou pela Europa e América, finalmente, de volta a Princeton onde ele se tornou uma pessoa  triste e fantasmagórico no campus, apilidado de " o Fantasma de Corredor ".

Com a recuperação do seu estado de saúde no inicio dos anos 70 fez com que Nash gradativamente voltasse aos trabalhos matemáticos. Porém o próprio Nash admite que sua loucura esta relacionado com a sua vida ultralógica e o seu ar de "ser impar" que passava para os mortais. Ele demonstrou ter mesma loucura dos grandes gênios como : Isaac Newton, Georg Cantor, Vincent van Gogh, Friedrich Nietzsche, que foram considerados loucos mas sempre defendeu e provou o seu ponto de vista por via de sua inteligência .

Nash ganhou junto com John C. Harsanyi e Reinhard Selten premio Nobel de 1994 com o trabalho que foi conciderado o mais trivial desenvolvido por ele, segundo a comunidade científica.

Copyright© 1999-1999 [Grupo HEAD®] Todos os direitos reservados.