Make your own free website on Tripod.com

John Stuart Mill

 

MILL, John Stuart (1806-73). Inglês, filósofo, economista e reformador, entre os seus escritos estão assuntos como: os direitos da mulher, a ética e a política. Os seus trabalhos, muito influentes, aparecem como parte de seu pensamento. De forma mais notável, os críticos disseram: era a justiça absoluta dele. Ele não só deu boas vindas as idéias opostas a dele, mas também as adotou. Teórico político, ele desfrutou dos desafios dos negócios e também do governo.

John Stuart Mill nasceu em Londres, no dia 20 de Maio de 1806. Ele recebeu educação de seu próprio pai, James Mill, ao qual lhe ensinou, latin, grego, geometria, álgebra e história. Com oito anos de idade já havia lido "Aesop's"(um livro de conto de fadas) e outras obras em grego. Após alguns anos na França(1820-21), aonde estudou química, botânica e matemática, Mill consegue um posto na The India House, sede principal da Companhia das Índias Orientais Britânicas, aonde seu pai trabalhava. Ele sofre um colapso mental e três anos após se recupera, iniciando seu estudo em artes.

Mill torna -se examinador assistente da India House, em 1828 e exerceu grande influência na negociação entre a Companhia das Índias Orientais Britânicas e a Índia no ano de 1836. Influenciado por Jeremy Bentham, Mill torna -se um utilitarista, aceitando o princípio do "o máximo de benefício para o maior número de pessoas".

Ele publica o seu livro "Sistem of Logic"(1843); 'Principles of Political Economy' (1848); 'On Liberty' (1859), esta obra teve contou com a revisão de sua esposa; 'The Subjection of Women' (1869); entre outros. Em 1858 ele se muda para Avignon, França, aonde sua esposa vem a falecer. Devolta para a Inglaterra em 1865,e eleito para o Parlamento aonde ele trabalhou até 1868.Ele retorna a Avignon, aonde ele morre no dia 8 de Maio de 1873.

 

Copyright© 1999-1999 [Grupo HEAD®] Todos os direitos reservados.