Make your own free website on Tripod.com

Charles Kingsley

 

KINGSLEY, Charles (1819-75). Durante toda a sua vida o clérigo Charles Kingsley direcionou as suas pesquisas para a reforma social. Hoje em dia ele é querido pelas crianças pelo seu encantador conto de fadas "The Water-Babies".

Charles Kingsley nasceu no dia 12 de Junho, 1819, na cidade de Devonshire, Inglaterra. Seu pai também era um clérigo. Charles estudou na King's College de Londres. Depois entrou na Cambridge University. Em 1842, ele torna -se curandeiro da paroquia de Eversley, na cidade de Hampshire, e depois é indicado para pároco, ele se mantém no posto até o fim de sua vida, exceto por breves intervalos.

Kingsley arriscou a sua posição na igreja ao escrever em defesa da classe operária industrial. Ele foi o primeiro a descrever o sistema "sweatshop" descrevendo as condições de exploração que eram submetidos os trabalhadores das fábricas. Ele associa-se com os Socialistas Cristãos, um grupo que propunha soluções radicais para os problemas da indústria britânica. Sua obra "Alton Locke", publicado em 1850, é uma novela descrevendo os problemas sociais de sua época.

Kingsley morreu em 23 de Janeiro de 1875, sendo enterrado no cemitério da própria igreja em que trabalhou boa parte de sua vida em Eversley.

Ele é lembrado principalmente pelas suas novelas históricas como "'Hypatia" (1853) com as glórias anteriores a Alexandria, no Egypt. "Westward Ho! (1855) "história de um cavalheiro no dia da Elizabeth I.

Para as crianças Kingsley escreveu histórias delicadas como: "The Heroes", uma coletania dos mitos helênicos. "The Water-Babies" (1863) um conto de fadas misturado com história natural. o herói, um pequeno varredor de chaminés, é transformado em um bebê aquático pelas fadas, e aprende sobre o mundo das águas.

 

Copyright© 1999-1999 [Grupo HEAD®] Todos os direitos reservados.