Make your own free website on Tripod.com

Georg Wilhelm Friedrich Hegel

 

HEGEL, Georg Wilhelm Friedrich (1770-1831). Um dos mais influentes filósofos alemão do século XIX, Georg Wilhelm Friedrich Hegel também escreveu sobre psicologia, direito, história, artes e religião. Karl Marx baseou sua historiografia na pensamento Hegeliano, chamado de dialética. Em sua idéia dialética, ou teses, contém dentro de si uma idéia contrária, chamda de antítese. Fora da esfera das idéias inevitavelmete conflitantes entre si, surgiu uma terceira totalmente nova, a síntese. Utilizados pelos historiadores Marxistas, o conceito de Hegel foi utilizado na formulação da base para a luta das classes. Aparece na discussão sobre a propriedade dos meios de produção e do nascimento de uma nova sociedade sem classes. (Soren Kierkegaard's que rejeita o pensamento Hegeliano é desenvolve o existencialismo).

Georg Wilhelm Friedrich Hegel nasceu em Stuttgart, Alemanha, no dia 27 de agosto de 1770. Seu pai era funcionário público. Hegel foi para Tubingen em 1788, aonde estuda teologia e filosofia Após a sua graduação ele pratica a auto didática até 1801, então ele começa a lecionar na Universidade de Jena. Forçado a partir por cauas das guerras napoleônicas, torna-se diretor de ginásio de Nuremberg. Casa -se com Marie von Tucher. Com ela teve dois filhos, o filho mais velho de Karl torna -se um excelente historiador.

Em Nuremberg, Hegel trabalha em sua obra "'Science of Logic", ao qual é publicado no périod entre 1812 e 1816. O sucesso desse trabalho lhe rende três ofertas de pedagógo. Ele lecionou em Heidelberg durante um tempo é depois foi para Universidade de Berlim em 1818. Estudadentes vieram de todas as partes da Europa para estudar com ele. Tornando-se reitor da universidade em 1830. Morre vitima de cólera no dia 14 de novembro de 1831.

O sucesso das idéias de Hegel, esta em parte, no fato deles não se tratarem de mera síntese abstratativa, mas sim a sua aplicabilidade em psicologia, religião e história. Um elemento essencial no sistema hegeliano era a convicção que o autor tinha sobre a capacidade do sistema de examinar a realidade como um todo, quando se tenta examinar o todo excluindo uma das variáveis estará errado.

 

Copyright© 1999-1999 [Grupo HEAD®] Todos os direitos reservados.