Hayek

 

Austríaco de nascimento, ele descende uma família de tradição na área de ciências biológicas, mas opta pelas ciências sociais, devido ao trauma que a Primeira Grande Guerra representou para ele.

Tem como seu principal tema de estudo a livre sociedade, nesse estudo teve a ajuda de Ludwig von Mises, principal economista da Escola Austríaca, que se tornaria vice-presidente do Austrrian Institute for Economic Research aonde se estudava os ciclos econômicos e a economia política.

Hayek se afasta das idéias fabianas por infulencia de Mises que abre seu horizonte e nisso conhece Keynes, juntos estudam sobre a importância do dinheiro, no período de 31 e 32, mas faz uma revisão critica de Treatise on Money, aonde Keynes havia mudado a sua opinião, porem deixa de criticar a General Teory por acreditar que ele poderia mudar novamente de opinião, isso foi um motivo de muito arrependimento, apesar das controvérsias os dois continuariam amigos.

O estudo sobre a economia pura prossegui no livro The Pure Theory of Capital, mas ele nunca abandona as suas preocupações com as questões políticas e sociais. Critica a super - valorização do método cientifico nos estudos sociais em The Counter-Revolution of Science. E devido ao sucesso da obra o caminho da servidão de 1944 Hayek é eleito membro da Academia Britânica. Antes disso ele havia se naturalizado inglês por se impressionar muito pelos valores ingleses além de ter realizado varias conferencias na London Scholl of Economic.

Com o intuito de reconquistar as idéias de livre sociedade perdidas durante a Segunda Grande Guerra e também para re erguer a comunidade acadêmica propõe uma comunidade internacional e em 1947 é criada a Mont Pélerim Society, que tem como objetivo promover a discussão e desenvolvimento das idéias liberdade .

Em 1950, Hayek se torna professor de ciências política e morais na Universidade de Chicago e membro do Committeon on Social Thought e em 1960 publica o livro "Os Fundamentos da Liberdade". Mostrando sempre preocupações sociais ( previdência, saúde), assuntos acadêmicos e político ele se torna popular é influente até os dias de hoje.

Em 1962 se torna professor de economia política em Freiburg (Ale) e um pouco antes de aposentar retorna a Áustria recebe títulos e honrarias de varios tipos e países como doutorado honorário pelas Universidades de Rikkyo em Tóquio (64) e Salzburg (Áustria,64), além de senador honorário em Viena é claro o título máximo o Prêmio Nobel em 74, junto com o sueco Gunnar Mydal.

Apesar de sua saúde estar preocupante, devido a motivação que representou para ele o Prêmio Nobel, pública o primeiro volume de Direito, Legislação e Liberdade, que ele pública mais dois volumes. E no ano de 79 começa a critica fundamental do socialismo na obra "The Fatal Conceit".

 

Copyright© 1999-1999 [Grupo HEAD®] Todos os direitos reservados.