Make your own free website on Tripod.com

Alvin Harvey Hansen

 

Hansen, Alvin Harvey, (1887-1975), proeminente economista americano muito conhecido por sua defesa forte e influente das teorias de Keynes.

Hansen foi educado na Yankton College e na Universidade de Wisconsin, onde ele esudou com os grandes economistas Richard T. Ely e John R. Commons. Lecionou na Universidade de Brown (1916-19) e na Universidade de Minnesota (1919-37). Em 1937 Hansen foi indicado como o primeiro professor 'Littaner' de Economia Política na Universidade de Harvard, mantendo esta posição até a sua aposentadoria em 1962.

Hansen tinha particular interesse em flutuações nas atividades econômicas, e a sua Teoria dos Ciclos Econômicos (1927) criticava as teorias de sub-consumo. Primeiro defendia políticas deflacionários se opondo a Keynes nas idéias de estímulo à demanda, mas tarde ele se torna o mais renomado propositor das políticas keynesianas nos EUA.

Hanse foi um notável educador. Entre os vários estudantes que ele influenciou em Harvard estão Paul McCracken e paul Samuelson, que mais tarde se tornariam proeminentes por conta própria. Hansen é mais lembrado por gerações de estudantes como o autor do 'Guide to Keynes' (1953), um texto clássico da economia keynesiana, mas sua contribuição própria e independente continua sendo sobre a estagnação a longo prazo.

 

Copyright© 1999-1999 [Grupo HEAD®] Todos os direitos reservados.