Make your own free website on Tripod.com

Antoine Augustin Cournot

 

Cournot, Antoine (1801-1877), nasceu na cidade de Gray na França, foi à Escola Secundária no Collège de Gray entre os anos de 1809 e 1816. Ele logo mostrou interesse por política e ainda jovem com a França dividida entre monarquistas e republicanos, ele ficou do lado da monarquia quando jovem. Depois de sair da escola ele passou quatro anos em um escritório de advocacia mas depois de ter lido Laplace e a correspondência entre Leibniz e Clarke ele decidiu entrar na Universidade.

Um curso preliminar de matemática no Collège Royal em Besancon durante 1820-21 o preparou para entrar na Ecole Normale Supérieur em Paris na qual ele entrou em 1821. Entretanto seu tempo foi perdido assim que a Ecole Normale Supérieur foi fechada. Cournot permaneceu em Paris e, junto com seu amigo também estudante Dirichlet, ensinou matemática na Sourbonne.

Em 1823 Cournot tornou-se tutor mas continuou com seus trabalhos em matemática recebendo seu doutorado em 1829 pela tese Le mouvement d'un corps rigide soutenu par un plan fixe. Poisson ficou impressionado com Cournot e, em 1833, ele obteve uma posição com a Academia em Paris. Durante este tempo ele traduziu tratado de astronomia de John Herschel para o francês, e o publicou em 1834.

Novamente com uma recomendação de Poisson, Cournot foi apontado para uma cadeira recém criada de análise em Lyon em 1834. Nos escritos de Cournot sobre a opinião de Poisson dos seus primeiros escritos de mecânica: "Poisson discobriu neles um departamente filosófico - e, eu devo honestamente dizer, ele não estava completamente errado. Mais ainda, ele previu que eu iria longe no campo da especulação matemática pura mas (como eu sempre pensei e nunca hesitei em dizer) nisto ele estava errado."

Em 1835 Cournot se tornou professor de matemática em Grenoble e reitor de lá. Três anos depois ele se tornou inspetor geral da educação pública. No mesmo ano (1838) ele publicou Recherches sur les principes mathématiques de la théorie des richesses no qual ele discute economia matemática, em particular produção - e - funções de demanda.

Ele também considerou condições para o equilíbrio com monopólio, duopólio e concorrência perfeita. Ele considerou os efeitos dos impostos, tratou das mudanças nos custos de produção, e discutiu problemas de comércio internacional. Ele deu uma definição de mercado que é uma das bases ainda usadas em economia: "Economistas entendem pelo termo mercado, não um mercado em particular onde as coisas são compradas e vendidas, mas a região inteira na qual compradores e vendedores estão em um tipo de troca livre com uma outra cujos preços tendem a equilibrar-se facilmente e rapidamente."

Este trabalho fez de Cournot um pioneiro da economia matemática, 25 anos antes de Jevons.

Cournot também trabalhou com probabilidade embora suas investigações sobre um fundação lógica para isso foi um fracasso, seu trabalho foi de grande importância para os futuros desenvolvedores. Ele, como Poisson e Condorcet, aplicou probabilidade para estatísticas legais.

Cournot também é conhecido por suas idéias sobre o conhecimento científico. Ele escreveu: "...conhecimento científico é o sinal de grandes realizações e sozinho é realmente capaz de se acumular e indefinidamente perseguir o progresso."

 

Copyright© 1999-1999 [Grupo HEAD®] Todos os direitos reservados.