Make your own free website on Tripod.com

Richard Cantillon

 

Cantillon, Richard (1680? - 1734), que é reconhecido por muitos historiadores como o primeiro grande teórico da economia, é uma figura obscura. Isto é tudo o que é sabido sobre ele: ele era um irlandês com um nome espanhol que vivia na França e fez fortuna de cerca de vinte milhões de libras em um esquema junto com John Law antes de se mudar para a Inglaterra. Ele morreu em Londres - morto por seu cozinheiro demitido. Seu tratado, Essai Sur la Nature du Commerce en Général foi escrito em francês e publicado anonimamente na Inglaterra cerca de vinte anos depois de sua morte (alguns dizem que o que temos hoje é uma tradução em francês do original em inglês que foi perdido). Embora seu trabalho seja mais conhecido junto com os fisiocratas, Cantillon ficou obscuro até ressucitar e ser popularizado por William Stanley Jevon por volta de 1880.

Cantillon foi um dos primeiros a reconhecer o fluxo circular da renda e estabelecer as fundações tanto para os fisiocratas quanto para os Economistas Políticos Clássicos.

O sistema de Cantillon era claro e simples e absolutamente diferente de tudo o que existia até então. Ele desenvolveu um sistema de equilíbrio geral de dois setores pelo qual ele obteu a teoria do preço (determinada pelos custos de produção) e uma teoria da produção (determinada por insumos e tecnologia). Ele estava também entre os primeiros a reduzir o trabalho ao montante necessário para sustentar o trabalhador - e além disso,empregou uma função de absorção da terra necessária para produzir as necessidades de alimentação do trabalho e a luxúria para alimentar os donos de terra. Resumindo, ele derivou um "teoria do valor da terra".

Como consequência, Cantillon chegou a uma política quase-Mercantilista por uma balança comercial favorável mas com um porém: ele recomendou a importação de bens "baseados na terra" e a exportação de bens "não baseados na terra" como uma forma de aumentar a riqueza nacional. Cantillon também foi um dos primeiros (e entre os mais claros) articuladores da Teoria Quantitativa da Moeda da qual tentou encontrar boa parte dos seus fundamentos.

 

Copyright© 1999-1999 [Grupo HEAD®] Todos os direitos reservados.