Make your own free website on Tripod.com

 

Böhm-Bawerk  


Cidadão do império Austro Hungaro, Bawek foi professor de economia na Universidade de Innsbrusk entre 1881 a 1889, depois passou a ser dos acessores do ministério da fazenda austríaco (entre 1889 a 1904) e entre 1895 a 1900 foi Ministro da Fazenda, após sua vida política, terminou lecionando na universidade de Viena em 1914, aonde ele havia se graduado em Direito.

Um dos grandes nomes da escola austríaca, ele explicou e remodelou a teoria da utilidade marginal de Menger. A teoria dele esta centrada na teoria do interesse próprio, sendo essa a sua maior contribuição. Outra contribuição significativa esta focado no aspecto do capital aonde ele desenvolve teorias sobre a essência do capital. Isto gerou muitas controvérsias com os economistas, até mesmo com os da mesma corrente, tanto que até os dias de hoje as teorias de Bawerk não são aceitas de forma unânime.

Mas a sua habilidade de polemizar foi melhor demonstrada em sua obra The Close of the Marxian System (1896), sendo essa obra a mais forte critica feita a escola marxista.

As suas principais obras são :  Capital and Interest (1884),The Close of the Marxian System (1896).

Copyright© 1999-1999 [Grupo HEAD®] Todos os direitos reservados.